Geamăna foi afetada pela Cortina de Ferro em 1978, durante o tempo em que a Romênia estava firmemente nas mãos stalinistas do ditador Nicolae Ceausescu.
Imagens: Andy Schwetz
Portanto, nessa época, foi decidido que um vale nas montanhas Apuseni se tornaria uma bacia de assentamento para a maior mina de cobre da Romênia.
Os cerca de 1.000 moradores residentes foram recompensados por desistirem de suas casas no local, recebendo preços tão baixos por metro quadrado que só podiam comprar terras muito inferiores em outros lugares ou tiveram que se endividar para encontrar algo útil para si e suas famílias.
Veja também:
- Cidade fantasma submersa na Itália pode reaparecer em 2021
- Veneza diminui número de pessoas por gôndola: ‘Os turistas engordaram’
- Você pode ter a primeira suíte flutuante e ecológica do mundo! Conheça Anthénea
Hoje em dia, em Geamăna, vê-se construções e veículos abandonados, e um sentimento opressivo intenso que provoca um desconforto.
No fundo do lago, você pode ver os contornos da enorme mina de cobre responsável por essa paisagem sinistra. A mina Roșia Poieni produz cerca de 11.000 toneladas de cobre anualmente.
Veja também:
- Táxis voadores estão chegando e só falta resolver uma coisa: onde eles vão pousar?
- Um hotel flutuante na Austrália onde você pode se isolar do mundo
- Itália: cabine transparente permite que você durma sob as estrelas
Se você pensar sobre essa quantidade com mais cuidado, poderá imaginar quão grande é a quantidade de produtos químicos tóxicos que são separados do minério de cobre por flotação nessa bacia coletora de de 360 hectares.
No entanto, as cores que o lago revela são absolutamente bizarras, de vermelho-sangue a marrom-ferrugem a azul-celeste, amarelo e cinza. A consistência também é diferente: às vezes, de algas, às vezes tão rígidas que você pode andar alguns metros sobre o lago. Além disso, essa sopa enlameada de veneno continua subindo cerca de 90 cm por ano.
Veja também:
- Fiji faz apelo para se tornar retiro dos bilionários na pandemia
- O novo relógio da Montblanc coloca todos fusos do mundo no seu pulso
- Ópera de Barcelona faz primeiro concerto pós-coronavírus para público inusitado: plantas
Além disso, as últimas 11 famílias que ainda vivem à beira do lago terão que mudar em breve.
A antiga igreja de Geamăna, por exemplo, que ficava em uma pequena montanha acima do lago, apenas o topo da torre agora se destaca e provavelmente estará completamente afundado em um máximo de 2-3 anos.
Por fim, mesmo que o atual operador de mina afirme que a água está limpa e de acordo com os valores-guia fornecidos, é difícil acreditar.
Veja também:
- Impressão 3D: você precisa ver esta nova casa minúscula da Amazon
- Veja as TVs que a Sony desenvolveu para os jogadores de PlayStation
- Primeira classe: como é viajar nas 3 melhores companhias aéreas do mundo
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br